O principal índice da bolsa nacional valorizou 1,75% para os 6.218,07 pontos, com 17 cotadas em alta e três em queda. Após duas sessões em queda, o PSI-20 regressou aos ganhos e foi o mercado europeu que mais valorizou na sessão de hoje – e continua a ser a bolsa europeia que mais ganha desde o início do ano (+9,9%). 

A Portugal Telecom e a EDP foram as cotadas que mais impulsionaram o PSI-20, com ganhos de 3,55% e 1,86%, respectivamente. Mas em destaque voltou a estar o sector bancário, em particular o Banif, que fechou o dia a valorizar 5,56% para os 15,2 cêntimos.

Após ter valorizado mais de 16% na sessão de ontem, o banco liderado por Jorge Tomé chegou hoje a subir mais de 11%.

João Queiroz, director de Negociações do Banco Carregosa, disse ontem ao Negócios que, apesar de haver demasiadas incertezas no futuro do banco, a subida poderia ser justificada com a percepção do mercado de que o plano de capitalização teria um desfecho positivo.

O plano, ontem aprovado pelos accionistas, consiste na injecção de 1,1 mil milhões de euros de dinheiro do Estado – através de acções e de instrumentos de capital contingente (“CoCos”) – e no aumento de capital junto de privados de 450 milhões de euros. O dinheiro estatal deverá entrar nos cofres do banco até 20 de Janeiro, enquanto o aumento de capital tem de ocorrer até 30 de Junho.

Fonte: Jornal de Negócios

Comentários

comentários