A Galp descobriu mais gás natural em Moçambique e, neste momento, o volume encontrado já dá para abastecer Portugal durante quase 53 anos. Há dois meses, as estimativas apontavam para pouco mais de 49 anos e esta é apenas a parte que cabe à Galp, que tem 10% do projeto. No total, o volume de gás existente naqueles poços já daria para satisfazer Portugal durante 530 anos. 

Contudo, nenhum deste gás virá para Portugal porque estas reservas pertencem ao país onde são encontradas e por isso uma parte do que é encontrado pelas empresas, que têm uma concessão, é vendido lá e o restante é comercializado a nível internacional.

Estas estimativas são as mais recentes, mas também as últimas neste projeto que a Galp partilha com outras empresas como a italiana Eni, que é a líder do consórcio. Segundo anunciaram as duas empresas na semana passada, a fase de avaliação destes poços já foi concluída e pelo menos ali não deverão encontrar mais gás.

“O programa de avaliação das descobertas na Área 4 em Moçambique foi concluído com sucesso, após a perfuração e realização de testes no poço Mamba South 3, que é o nono poço consecutivo perfurado na licença de exploração”, disse a Galp em comunicado, acrescentando que “os resultados do poço excederam as expectativas e conduziram à revisão das estimativas” de 2112 Biliões de Metros Cúbicos (bcm) para 2264 bcm.

O próximo passo é definir quanto será preciso aplicar neste mega projeto, considerado já uma das maiores descobertas de gás dos últimos anos, mas isso só deverá acontecer antes do final de 2014, segundo a Eni. Contudo, tendo em conta a dimensão das descobertas, os analistas consideram que será um investimento muito avultado.

Fonte: Dinheiro Vivo

Comentários

comentários