A Google vai lançar um serviço de ‘streaming’ de música semelhante ao popular Spotify, com um modelo de subscrição paga, segundo fontes citads pelo Wall Street Journal. O serviço poderá ser lançado hoje, durante a conferência anual de programadores, Google I/O.
O Journal adianta que a Google assinou acordos com a Universal Music, Sony Music Entertainment e Warner Music Group. A ideia é dar acesso ilimitado à coleções de música destas discográficas por um valor fixo.
É um modelo de negócio diferente do serviço de música que a marca já tem desde 2011, como parte da loja Google Play, e que permite aos utilizadores comprar álbuns e canções (ao estilo iTunes). O problema é que este modelo de venda não teve os resultados esperados: quando foi lançado, a Google previa receitas na ordem dos dois mil milhões de dólares este ano, mas os números reais são uma fração disto.
O Journal não adianta se haverá uma versão gratuita deste serviço, como o Spotify tem (e que é paga pela publicidade), nem quanto custará a subscrição. A Google continua a depender maioritariamente das receitas de publicidade, visto que oferece o sistema operativo Android e que outras iniciativas, como a Google Play, ainda representam números pouco expressivos.
A Apple, que domina o mercado de venda digital com o iTunes, está em conversações há alguns meses para lançar um serviço de rádio online semelhante à Pandora (acessível apenas nos Estados Unidos). A Amazon, por seu lado, está a trabalhar num aparelho de streaming de áudio em conjunção com um serviço de streaming.
A versão paga do Spotify custa 9,99 euros por mês e a Pandora cobra 3,99 dólares.
Fonte: Dinheiro Vivo