O Governo português já formalizou o pedido para antecipar o pagamento dos empréstimos contraídos junto do Fundo Monetário Internacional (FMI), confirmou fonte oficial das Finanças.

Em carta endereçada por Maria Luís Albuquerque a Bruxelas, o Executivo português solicitou autorização para amortizar, ao longo dos próximos dois anos e meio, o pagamento de 14 mil milhões de euros ao Fundo em várias tranches. Um valor que representa um pouco mais de metade do empréstimo cedido pelo organismo liderado por Christine Lagarde.

O assunto está na agenda da reunião do Eurogrupo agendada para a próxima segunda-feira, onde o pedido português poderá mesmo ser logo aprovado. Ao ‘ok’ de Bruxelas seguir-se-á à aprovação em alguns parlamentos nacionais, tal como aconteceu no caso irlandês. Só depois começará a negociação com o FMI, nomeadamente sobre o valor das tranches e taxas de juro.

Com a descida das ‘yields’ em mercado secundário, e respectiva baixa nos custos de financiamento do Estado, o reembolso ao FMI tornou-se apetecível, pois Portugal consegue hoje levantar fundos a um custo mais baixo do que o juro associado aos empréstimos do Fundo.

 

Fonte: Económico

Comentários

comentários