O Governo português está a trabalhar com as instituições europeias no desenvolvimento de iniciativas destinadas a facilitar o financiamento às Pequenas e Médias Empresas (PME), disse hoje, em Bruxelas, o ministro das Finanças. 

“Estamos a elaborar, com as instituições europeias, iniciativas para facilitar o financiamento às PME portuguesas”, afirmou Vítor Gaspar, numa conferência da Comissão Europeia e do Banco Central Europeu (BCE) sobre estabilidade e integração financeira, sublinhando a necessidade de resolver a descapitalização das PME.

O ministro citou, neste âmbito, o Fundo Europeu de Investimento (FEI) que, a 17 de Abril, assinou acordos com os bancos BES e BPI, com o objectivo de disponibilizar mais crédito para projectos de empreendedorismo e inovação.

A parceria entre o BPI e o FEI permite financiar PME inovadoras até 60 milhões de euros nos próximos dois anos, enquanto o contrato de crédito do BES visa disponibilizar uma linha de 8,75 milhões de euros para projectos de microcrédito e empreendedorismo.

Na sua intervenção, num painel sobre fragmentação dos mercados financeiros europeus, defendeu a necessidade de concretizar a união bancária — cujo próximo passo é a criação do supervisor bancário único — “tão depressa quanto possível”.

Fonte: Negócios

Comentários

comentários