O banco de investimento reiteraram a recomendação de “overweight”, considerando que as acções estão a negociar em níveis atractivos face ao sector na Europa.

O HSBC decidiu subir a sua avaliação para as acções da Zon Multimédia para 3,9 euros por acção, face aos anteriores 3,5 euros, com a recomendação a permanecer “overweight”. Esta decisão surge depois da fusão com a Optimus, detida pela Sonaecom, ter sido aprovada pelas administrações de ambas as empresas.

“As administrações da Sonaecom e da Zon aprovaram de forma unânime o projecto de incorporação da Optimus na Zon”, realçam os analistas do HSBC, numa nota a que o Negócios teve acesso, com os especialistas a destacarem que a avaliação implica que a dona da TV Cabo seja avaliada em 1,5 vezes o valor da Optimus.

As equipas que prepararam o projecto de fusão acreditam que a junção das duas empresas, da Zon e da Optimus, terá um “cash flow” positivo no primeiro ano.

As sinergias de custos e de investimentos que a fusão da Zon e da Optimus permitirão, estimadas entre os 350 milhões e os 400 milhões de euros, estarão integralmente materializadas em três anos, disse esta terça-feira, José Pedro Pereira da Costa, administrador financeiro da Zon, na conferência telefónica com analistas.

O HSBC considera que “há um forte racional de negócio e estratégia para a combinação, dado que os modelos de negócio móvel e por cabo são muito complementares”.

O banco de investimento está optimista para a operadora liderada por Rodrigo Costa, adiantando que a companhia está a transaccionar com um desconto de 20% face aos pares europeus de cabo.

Apesar de considerar que a operação de fusão tem potencial para gerar sinergias significativas, o HSBC explica que o processo está ainda numa fase inicial e continua a avaliar a Zon numa base autónoma.

Fonte: Negócios

Comentários

comentários