Apesar da leitura mais recente ser menos pessimista que a inicialmente estimada, o índice dos gestores de compras da Zona Euro contraiu para o valor mais baixo em três meses. O cenário é extensível a quase todos os países da Zona Euro, incluindo a Alemanha.

O índice que mede o poder de compra dos gestores da Zona Euro, o PMI, fixou-se num mínimo de três meses em Março, embora o valor agora divulgado seja menos negativo do que o inicialmente estimado. A crise aprofunda-se com a deterioração das condições empresariais em grande parte das nações da Zona Euro, considera a Markit Economics, que fornece os dados.

O índice fixou-se em 46,8, quando a primeira estimativa apontava para 46,6, de acordo com a Markit Economics. Qualquer leitura abaixo de 50 representa uma contracção – o índice da Zona Euro está a contrair desde Agosto de 2011.

“Março assistiu a uma deterioração das condições industriais em toda a união monetária”, indica o comunicado de imprensa da Markit Economics. O economista-chefe da empresa, Chris Williamson, comenta que esta aceleração da queda no mês passado “eleva o risco de que o abrandamento possa ainda intensificar-se no segundo trimestre”.

Olhando especificamente para os mercados analisados no estudo, a Alemanha entrou em contracção, fixando-se numa leitura de 49, o que representa um mínimo de dois meses. Já a Irlanda ficou, em Março, no valor mais baixo em 14 meses, nos 48,6.

A Áustria, Países Baixos, Itália e Espanha também estão em mínimos superiores a três meses, sendo que a França, apesar de apresentar a segunda maior contracção, conseguiu fixar-se na leitura mais elevada em três meses (44). O PMI francês é apenas mais elevado que o grego, que ficou, no mês passado, em 42,1.

O PMI serve como um indicador da saúde da economia através de entrevistas feitas a mais de 20 mil empresas.

Fonte: Negócios

Comentários

comentários