A produção indústria voltou a diminuir, em Abril, sendo este o 21º mês consecutivo, na Zona Euro. Este indicador aumenta a pressão sobre o BCE para que reduza a taxa de juro para a região.

O índice industrial recuou de 46,8 pontos, em Março, para 46,7 pontos, no mês em análise, de acordo com a Markit Economics, citada pela Bloomberg. Este indicador mostra que a indústria da Zona Euro continua a contrair, ainda que a leitura deste índice, divulgada esta quinta-feira, revele uma revisão em alta face ao inicialmente reportado a 23 de Abril, altura em que foi revelado que o índice recuou para 46,5 pontos. As leituras abaixo dos 50 indicam contracção.

“Não há nada aqui que sugira que a indústria vai virar a esquina e estabilizar no curto prazo, o que faz mais pressão para que os decisores actuem depressa para recuperar o crescimento económico”, afirmou Chris Williamson, economista-chefe da Markit, no relatório divulgado esta quinta-feira.

Este é mais um indicador que aumenta a pressão sobre o Banco Central Europeu (BCE). A autoridade monetária da Zona Euro, reúne-se esta quinta-feira e revela às 12h45, hora de Lisboa, a sua decisão sobre a taxa de juro. A expectativa do mercado é que anuncie um corte de juros para um novo mínimo histórico de 0,50%.

Os investidores aguardam também pelas declarações do presidente do BCE, Mario Draghi, que vai explicar a decisão da autoridade monetária por volta das 13h30.

Fonte: Negócios

Comentários

comentários