A indústria francesa registou, no final do mês passado, uma redução da sua actividade pelo 13 º mês consecutivo.

O índice da Markit que acompanha a evolução das compras na indústria francesa subiu para os 44 pontos no final de Março, contra os 43,9 pontos do final de Fevereiros, mas está ainda muito abaixo da linha-de-água dos 50 pontos, que divide o crescimento da contracção.

Segundo os analistas, o índice demonstra que a procura interna no mercado francês está em queda – o que sucede pelo 21º mês consecutivo. Com uma agravante: é que os preços praticados na actividade de produção de bens de consumo estão a descer para tentar captar novas encomendas. Aparentemente, e segundo o Markit, esta estratégia não tem funcionado.

A França está às portas de uma recessão que se vem anunciando pelo menos desde que François Hollande ganhou as eleições. Os níveis de confiança dos franceses nos seus actuais dirigentes – do Partido Socialista – estão a níveis anormalmente baixos, motivados pelas dificuldades de crescimento da economia, pelo aumento dos impostos e pela imposição de novas regras fiscais, que estão a provocar recessão e não crescimento.

Fonte: Económico

Comentários

comentários