Governo de Mario Monti quer amortizar parte da dívida pública para acabar com situação “inaceitável”.

O Estado italiano vai pagar 40 mil milhões de euros aos seus fornecedores privados ao longo dos próximos 12 meses para estimular o crescimento económico, anunciou neste sábado o primeiro-ministro Mario Monti após uma reunião do Conselho de Ministros.

“Itália aprovou hoje um decreto-lei urgente para pagar as dívidas do sector público”, declarou o chefe do Governo em Roma, acrescentando que quer acabar com uma “situação inaceitável”.

Em termos de atrasos nos pagamentos do Estado aos seus fornecedores “Itália encontra-se na mesma situação, ou talvez ligeiramente pior do que Portugal, Espanha ou Grécia e claramente pior do que a Grã-Bretanha, Alemanha ou Finlândia”, admitiu Monti.

“Isto significa um custo para o mundo dos negócios e para o país como um todo. É uma situação inaceitável”, acrescentou.

No final de 2011, as dívidas acumuladas do Estado às empresas privadas eram estimadas em cerca de 90 mil milhões de euros.

O pagamento parcial destas dívidas pode começar já nesta segunda-feira, logo após a publicação do decreto-lei. Esta medida pode ser um balão de oxigénio numa altura em que a economia italiana está mergulhada numa profunda recessão (-2,4% em 2012) e em que o crédito tem vindo a tornar-se cada vez mais escasso.

Fonte: Público

Comentários

comentários