A seguradora norte-americana AIG está a promover em Portugal um novo seguro, que permite dar cobertura aos riscos de ciberataques às empresas e a outros problemas que podem surgir online.

O seguro chama-se CyberEdge e cobre fugas de dados confidenciais, pirataria informática, ‘dumpster diving’, vírus informáticos, sabotagem ou erro de colaboradores, furto de informação e roubo de identidade.

Existe mesmo um módulo que cobre a chamada “ciber extorsão”, isto é, chantagem para extorquir dinheiro ou outros valores sob ameaça de um ataque pirata ao sistema informático da empresa.

A AIG promete “investigação informática forense para determinar as causas de uma ocorrência”, entre outras funcionalidades, tais como a gestão de crise em casos que danifiquem a reputação.

Várias empresas de segurança, como a Kaspersky Lab e a Symantec, têm alertado para os perigos crescentes de fuga de informação das empresas e ataques com recurso, por exemplo, a engenharia social.

No último relatório que divulgou, a Kaspersky Lab indica que o número de vítimas de ataques de ‘phsihing’ disparou 87% nos últimos doze meses. Estes ataques não recorrem à disseminação de vírus, mas sim ao engano da vítima com a falsificação de sites legítimos, tais como Facebook ou Yahoo.

Fonte: Dinheiro Vivo

Comentários

comentários