A Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal assina quinta-feira em Tóquio um memorando de entendimento com uma empresa que prevê um centro de investigação de tomate em Portugal, informou hoje a instituição.

A empresa para o desenvolvimento japonesa HIT vai alargar os interesses já existentes na produção industrial portuguesa, na área da investigação, e pode envolver a região do Alqueva.

João Basto, da Empresa de Desenvolvimento e Infra Estruturas do Alqueva (EDIA) disse aos jornalistas que Portugal (o segundo maior produtor de tomate do mundo) tem como aspiração aumentar a produção naquela região.

“A EDIA como entidade responsável pela rentabilização do projecto do Alqueva tem trabalhado em parceria com a AICEP na procura de novos investimentos que permitam não só aumentar a área em produção mas fundamentalmente encontrar soluções do ponto de vista da agroindústria”, disse João Basto.

O responsável explicou que a EDIA procura o investimento japonês na componente agroindustrial, sobretudo na cultura do tomate.

“Em Alqueva temos território para este mercado da ordem dos 45 mil hectares”, disse ainda João Basto, lembrando que a produção do tomate ocupa cerca de 15 mil hectares.

João Basto integra a delegação empresarial que acompanha o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros ao Japão e que se prolonga até sexta-feira.

Fonte: Sol

Comentários

comentários