A empresa de Tim Cook apresentou resultados históricos no último trimestre do ano passado. A Apple gerou lucros suficientes para comprar a PT SGPS em menos de quatro dias. E tem disponibilidade financeira para comprar três vezes todas as cotadas do PSI-20. É que o dinheiro em caixa corresponde a 92% do PIB português.

A Apple fez história na terça-feira, 27 de Janeiro, ao apresentar resultados trimestrais nunca alcançados por nenhuma empresa em todo o mundo.

Só no último trimestre do ano passado, a tecnológica de Cupertino registou lucros de 18 mil milhões de dólares (cerca de 15,9 mil milhões de euros), impulsionados pela venda recorde de iPhone: 74,5 milhões em apenas três meses. Quer isto dizer que, no período entre Outubro e Dezembro de 2014, o icónico smartphone da marca foi comprado ao ritmo de 34 mil por hora, nove por segundo. Já a disponibilidade financeira da empresa atingiu a marca histórica de 178 mil milhões de dólares (cerca de 157,6 mil milhões de euros).

“Queríamos agradecer aos nossos clientes pelo trimestre incrível, em que vimos a procura pelos produtos da Apple subir para um máximo histórico”, referiu Tim Cook, CEO da empresa. “As nossas receitas cresceram 30% para 74,6 mil milhões de dólares, e o trabalho das nossas equipas para atingir estes resultados foi simplesmente fenomenal”.

Os números da Apple não deixam dúvidas, mas podem ser úteis algumas comparações:

Lucros trimestrais de 18 mil milhões de dólares (15,9 mil milhões de euros)

– O resultado líquido da Apple em apenas um trimestre é equivalente ao PIB do Iémen, de acordo com os dados do Banco Mundial, e quase tão grande como o PIB da Dinamarca.

– O valor equipara-se à dívida de Detroit, que levou o município a pedir protecção contra credores em 2013.

– Com a Apple a gerar lucros de 200 milhões de dólares (177 milhões de euros) por dia, Tim Cook poderia comprar a PT SGPS em menos de quatro dias (a PT SGPS tem um valor de mercado de 683,14 milhões de euros). A Bloomberg acrescenta que o CEO da empresa poderia adquirir os New York Yankees (2,5 mil milhões de dólares) em apenas 13 dias.

– Das cinco maiores empresas do Dow Jones, em termos de valor de mercado, só a Exxon Mobil apresentou lucros superiores a 10 mil milhões de dólares num trimestre, desde 2001.

– Os resultados trimestrais da Apple foram superiores ao lucro anual de 373 empresas do S&P500 incluindo a General Motors, Caterpillar e Costco Wholesale.

– No campeonato das tecnológicas, a Apple distancia-se claramente dos seus pares: Na segunda-feira, a Microsoft apresentou lucros de 5,9 mil milhões de dólares no último trimestre do ano, enquanto a Google deverá apresentar um resultado líquido de 5 mil milhões na quinta-feira, de acordo com as projecções dos analistas.

Liquidez da Apple atinge 178 mil milhões de dólares (cerca de 157,6 mil milhões de euros)

– O dinheiro em caixa da empresa de Tim Cook dava para pagar duas vezes o resgate financeiro que Portugal recebeu dos parceiros internacionais (78 mil milhões de euros). Ainda sobravam 1,6 mil milhões de euros.

– A Apple poderia comprar três vezes o PSI-20 (o valor de mercado do conjunto das 18 empresas é de 51,5 mil milhões de euros). Neste caso, ainda sobravam 3,1 mil milhões de euros.

– A disponibilidade financeira da tecnológica equivale a 92% do PIB português e serviria para amortizar praticamente 70% da dívida pública portuguesa.

– No caso da dívida da Grécia, pagaria 49,9%.

– Se a Apple distribuísse o dinheiro em caixa pela população dos Estados Unidos, cada cidadão receberia 556 dólares.

 

Fonte: Negócios

Comentários

comentários