O exercício de 2014 registou o melhor ano de sempre da corticeira liderada por António Rios de Amorim.

A Corticeira Amorim encerrou 2014 com um resultado líquido de 35,8 milhões de euros, o que representa um crescimento de 17,9% face ao ano anterior, sublinha o comunicado da empresa enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

As vendas da corticeira aumentaram 3,3%, no ano passado, para 560,3 milhões de euros, enquanto o EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) atingiu os 86,7 milhões de euros, o que representa um crescimento de 11%.

Tendo em conta os resultados, o Conselho de Administração da Corticeira Amorim vai propor à assembleia-geral de accionistas a distribuição de “um dividendo bruto de 0,14 euros por acção”.

“A conjugação de uma melhor conjuntura económica em alguns dos seus principais mercados e a materialização dos investimentos e iniciativas realizadas nos últimos anos em termos de eficiência operacional foram determinantes e culminaram no melhor exercício de sempre da Corticeira Amorim”, refere o documento. A empresa indica ainda uma “nova melhoria” no rácio da autonomia financeira, que “ultrapassa pela primeira vez os 50%”.

Na unidade de rolhas as vendas atingiram os 357 milhões de euros, mais 7,1%, que no ano anterior, ultrapassando pela primeira vez as quatro mil milhões de unidades. Os principais mercados de destino das rolhas fabricadas pela Corticeira Amorim são os EUA (que cresceu 19%) e Itália (mais 17%).

 

Fonte: Económico

Comentários

comentários