O desempenho da Optimus no ano passado, cujo negócio fixo viu as suas receitas crescerem pela primeira vez desde 2008, “foi afectado pelo ambiente de austeridade que se vive em Portugal”.

O lucro da operadora de telecomunicações Optimus subiu 22,2% no ano passado, face a 2011, para 88,1 milhões de euros, anunciou nesta terça-feira a empresa controlada pela Sonaecom (do mesmo grupo em que se insere o PÚBLICO).

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Optimus adianta que o crescimento do resultado líquido foi “impulsionado pelo aumento do EBITDA [resultado antes de juros, impostos, depreciações e amortizações], por um menor nível de depreciações e amortizações e por um menor nível de impostos”.

A evolução dos resultados líquidos, adianta a operadora que tem um projecto de fusão com a Zon, “foi ainda impactada por um aumento dos custos financeiros como resultado de um endividamento líquido médio superior e de taxas de juros mais elevadas”.

As receitas da Optimus recuaram 4,5%, para 720,7 milhões de euros, sendo que a empresa registou um “decréscimo de 4,9% nas receitas de serviço” e um “aumento de 3,7% na venda de equipamentos”.

O desempenho da Optimus no ano passado, cujo negócio fixo viu as suas receitas crescerem pela primeira vez desde 2008, segundo a empresa, “foi afectado pelo ambiente de austeridade que se vive em Portugal, e que continua a provocar um impacto negativo nos níveis de consumo, e pelas tarifas reguladas”.

O EBITDA consolidado cresceu 4,7%, para 242,6 milhões de euros.

Fonte: Público

Comentários

comentários