Mais de 90% dos projetos licenciados pela Câmara Municipal de Lisboa em 2012 foram para reabilitação urbana, avança o Confidencial Imobiliário, organização que avalia e faz estatísticas do mercado imobiliário.

De acordo com os dados cedidos pela autarquia a esta entidade, em 2012, foram emitidas licenças para um total de 295 projetos imobiliários, dos quais 93,5%, ou seja 276, são de reabilitação.

No total, nestes 276 projetos incluem-se 1.134 casas, enquanto que nos 19 projetos novos que foram licenciados só está previsto construir 58 casas.

No entanto, o número de casas licenciadas foi diminuindo ao longo do ano. No primeiro trimestre, por exemplo, foram licenciados 360 casas, no terceiro caiu para as 85 e depois subiu no quarto trimestre para as 158 unidades.

Além destas licenças, foram ainda emitidas 907 obras de conservação “que não exigem qualquer processo de licenciamento”, avança o Confidencial Imobiliário. “Estas obras de conservação destinam-se a manter uma edificação nas condições existentes à data da sua construção, reconstrução, ampliação ou alteração, ou seja, são obras de restauro, reparação ou limpeza, que dispensam emissão de alvará”, acrescenta o comunicado.

Também estas obras registaram uma evolução ao longo de 2012. Assim, no primeiro trimestre de 2012 foram contabilizadas 206 obras deste tipo, volume que aumentou para 229 unidades no segundo trimestre e para 302 no terceiro trimestre. Só no último trimestre é que as obras autorizações atribuídas caíram para 170 obras.

Fonte: Dinheiro Vivo

Comentários

comentários