Petição foi lançada por Warren Buffett e Bill e Melinda Gates.

Mais de 100 famílias de entre as mais ricas de todo o mundo já assinaram a petição lançada por Warren Buffett e Bill e Melinda Gates: a ‘Giving Pledge’. O objectivo é convidar as pessoas mais ricas do mundo a doar metade do seu valor patrimonial para iniciativas filantrópicas.

Richard Branson, do grupo Virgin, terá sido um dos últimos multimilionários a assinar a petição, avança a Bloomberg.

Segundo o site, há 12 novos signatários da petição, nomeadamente o magnata dos media Vladimir Potanin que alegou, em comunicado que “a decisão não é uma tentativa de ser lembrado como um filantropo”.

“Acredito genuinamente que a riqueza deve ser usada como um bem público. Vejo-o também como uma forma de proteger os meus filhos do fardo da riqueza extrema que os poderia privar de ter motivação para conquistar, por eles mesmos, algo na vida”, disse Potanin.

Os restantes novos signatários são John Caudwell, Chris e Jamie Cooper-Hohn, Andrew e Nicola Forrest, Mo Ibrahim, Patrice e Precious Motsepe, Victor Pinchuk, Hasso Plattner, David Sainsbury e Vincent Tan Chee Yioun.

Warren Buffett, de 82 anos, é o terceiro homem mais rico do mundo, com uma fortuna avaliada em 44 mil milhões de dólares. O mais rico é, actualmente, Carlos Slim, com um ‘net worth’ avaliado em 69 mil milhões. O fundador da Microsoft é o segundo homem mais rico do mundo, segundo a Forbes, com 61 mil milhões de dólares.

Fonte: Económico

Comentários

comentários