Chanceler alemã telefonou segunda-feira à noite ao presidente cipriota, Anastasiades, e avisou-o: “Só podem negociar com a troika”

Chipre está no meio de uma guerra acesa entre a União Europeia e a Rússia. O resgate negociado com Bruxelas para salvar a banca cipriota e a taxa sobre os depósitos imposta pelo Eurogrupo, que atinge em força investimentos russos, foi a gota de água que fez estalar a guerra pelo controlo da estratégica ilha do Mediterrâneo. Um novo incidente aconteceu segunda-feira à noite quando a chanceler alemã, Angela Merkel, insistiu com o presidente cipriota, Nikos Anastasiades, que o plano de resgate deve ser negociado apenas com a troika. “Houve uma conversa telefónica entre Angela Merkel e o presidente cipriota na segunda-feira à noite”, disse a porta-voz da chanceler. “Nessa conversa, Merkel insistiu que as negociações devem ser feitas apenas com a troika”, constituída pela Comissão Europeia, pelo Banco Central Europeu e pelo Fundo Monetário Internacional, acrescentou. A porta-voz não deu mais pormenores sobre a conversa.

No entanto, este telefonema exaltado da chanceler aconteceu porque o ministro das Finanças cipriota tinha anunciado na segunda-feira que ia deslocar-se terça-feira a Moscovo para negociar um novo empréstimo russo à ilha, no valor de 5 mil milhões de euros, depois de já ter acordado um primeiro no valor de 2,5 mil milhões.

O diário russo “Vedomosti” noticiou ontem que o banco russo Gazprombank propôs uma ajuda financeira a Nicósia em troca de licenças de produção e exploração de gás natural ao largo da ilha mediterrânica. O Gazprombank – actualmente um dos primeiros estabelecimentos financeiros da Rússia – foi criado no início da década de 1990 pelo gigante público russo Gazprom, para fornecer serviços financeiros à indústria energética do gás. Na segunda–feira a Rússia denunciou como “injusta e perigosa” a ideia de um imposto sobre os depósitos bancários, aceite por Chipre em troca de um plano de resgate internacional. De acordo com os analistas, os russos poderão perder entre 2 e 3 mil milhões de euros com o plano proposto.

Fonte: Jornal i

Comentários

comentários