A gigante tecnológica decidiu apostar numa nova área de negócio: routers wireless para ambientes domésticos. O novo produto da Google promete optimizar a rede WiFi e concorrer até com os operadores de cabo. A nova aposta da subsidiária da Alphabet tem ainda em vista dar resposta à internet das coisas.

A Google vai lançar um router próprio: o OnHub. O novo aparelho da Google promete optimizar todas as tecnologias sem fios, como o WiFi ou Bluetooth, e até competir com muitas operadoras de cabo tendo em conta que o novo router possibilita ter vários dispositivos ligados ao mesmo tempo, e a uma velocidade superior, e não só para ver televisão ou aceder à internet.

Esta nova área de negócio da agora subsidiária da Alphabet, anunciada a poucas semanas de a Apple apresentar a nova tecnologia para o seu serviço Apple TV, tem como finalidade aproximar-se do futuro da internet: a internet das coisas (na sigla inglesa IoT), que permitirá ter vários dispositivos ligados, como luzes ou camaras de segurança, e controlá-los através de um dispositivo móvel, como o smartphone.

O novo projecto da Google foi desenvolvido nos últimos dois anos e contou com a parceria da empresa chinesa TP-Link, uma das maiores produtoras de routers a nível mundial. No entanto, segundo o Financial Times, a tecnológica está aberta a trabalhar com outros fornecedores no futuro.

O que é o OnHub?

O router wireless desenvolvido pela Google pode ser controlado através de dispositivos com sistema operativo Android mas também iOS (da Apple), e detectar os aparelhos que exigem maior sinal de rede, como o streaming de um filme num determinado dispositivo.

Consegue também ‘diagnosticar’ problemas de ligação, distinguindo a rede interior (dentro de casa) e o serviço disponibilizado pelo operador.

Além disso, identifica todos os dispositivos ligados à rede, exigindo uma password para os desbloquear. No entanto, a tecnológica sublinha que o OnHub não vai recolher informações como os sites visitados pelos utilizadores ou outros dados do género. “O OnHub vai recolher dados como a rede WiFi, nível do sinal, e os tipos de dispositivos que são relevantes para optimizar a performance do WiFi”, segundo um comunicado publicado no blogue oficial da Google.

Outra das diferenças do router da Google prende-se com o design. O facto de o produto ter sido construído em formato cilíndrico, estando disponível nas cores azul e preto, tem como objectivo ser mais atractivo em termos estéticos e poder ser colocado no meio de uma determinada área, como na sala, e não escondido no chão ou em armários por exemplo. Porquê? Para ser mais eficaz na sua função e poder transmitir sinal com mais qualidade.

O OnHub, que custa 200 dólares (cerca de 180 euros), pode ser pré-encomendado a partir desta quarta-feira em lojas online como a própria Goolge Store, Amazon ou Walmart.

Nas próximas semanas estará disponível para venda em várias lojas de retalho físicas mas só Canadá e nos Estados Unidos.

Fonte: Negócios

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