Um inquérito confidencial a cerca de 50 CEO de todo o mundo revela os conselhos de quem chegou ao topo.

São as respostas a todas as perguntas que gostava de fazer ao líder de uma empresa e não tem coragem de perguntar. As receitas não podiam ser dadas por melhores conselheiros. A Heidrick & Struggles, uma das maiores empresas de gestão de talento, fez entrevistas confidenciais a 50 CEO de todo o mundo. O resultado é surpreendente até porque os líderes de topo das empresas são talvez das pessoas mais reservadas e as que menos gostam de assumir fragilidades e erros.

A pergunta era o que fariam de diferente se tivessem uma segunda oportunidade para começar de novo como CEO. O resultado foi uma lista de dez regras que devem ser seguidas para quem quer vencer. O estudo “Move Faster. Drive Harder” apresenta uma cartilha indispensável a quem vai abraçar um dos maiores desafios da sua vida: chegar à liderança de uma empresa. Mas são também conselhos que devem ser seguidos por qualquer executivo que queira chegar longe na sua carrreira.

1.Aposte em poucas prioridades com elevada visibilidade. A regra número um é focar-se. Defina as prioridades que têm um elevado impacto na organização e grande visibilidade. Trace metas temporais curtas. Faça tudo o que for preciso para atingir estes objectivos, para que em seis meses mostre que fez a diferença na companhia. No estudo “Move faster, drive harder”, um CEO de uma empresa química recomenda que “encontre um ou dois temas em que possa fazer a diferença e foque-se neles”. “O meu maior erro foi não ir o mais fundo possível, o mais rápido possível”, reconhece. Até porque “um líder de transição tem uma janela finita na qual pode fazer muitas mudanças, depois a gravidade da organização acaba por arrastá-lo”, confessa o CEO de uma companhia de distribuição.

2.Coloque as pessoas certas nos lugares chave e não deixe arrastar as decisões de gestão do talento. É talvez um dos maiores erros que pode ter custos incalculáveis na empresa. Não hesite em afastar os quadros que ocupam posições decisivas e não têm o perfil ou as competências necessárias. Seja implacável. Até porque definir uma “nova agenda é impossível sem ter as pessoas certas, nos lugares certos”, diz o estudo da Heidrick & Struggles (H&S). Se acaba de entrar na empresa, uma das suas prioridades deve ser traçar um retrato rápido dos gestores dos sectores-chave. Depois “confie nos seus instintos e tome a decisão”. “Nunca somos suficientemente rápidos no que toca às pessoas. Queremos ser justos e humanos. Por isso damos mais tempo às pessoas e uma segunda oportunidade. Mas está a prejudicar-se a si e à companhia, porque vai acabar por gastar demasiado tempo a fazer as coisas erradas”, aconselha um CEO de uma companhia de comércio e manufactura. “Avalie o talento rapidamente e faça as mudanças instantaneamente”, recomenda outro CEO entrevistado pela empresa de gestão de talento. E no fim do dia “confie na sua intuição”.

3.Pare de fazer o seu trabalho antigo! Deve criar rapidamente a sua “identidade de liderança”. A pesquisa da Heidrick & Struggles aconselha os líderes que foram promovidos internamente a assumirem o papel de “boss, not a buddy”. Essencial é que defina as tarefas que fazia anteriormente e as delegue, “mesmo que ache que fazia melhor o trabalho que outra pessoa”. Há que deixar para trás a zona de conforto e assumir rapidamente a sua nova identidade.

4.Admita que precisa de ajuda! Ninguém é perfeito em tudo o que faz. Defina os seus pontos fortes e fracos. Depois “encontre líderes talentosos que possam complementar as suas fraquezas”, sublinha o estudo. Para que possa dedicar-se às tarefas onde poderá ter o impacto máximo. “Bons CEO ou são bons operativos ou estrategas. Há fraquezas num ou noutro destes campos que têm que ser compensadas”, afirma o líder de uma empresa de serviços ambientais.

5.Dedique tempo ao Conselho de Administração Deve dedicar entre 20% a 30% do seu tempo ao conselho de administração da sua empresa, recomendam CEO experientes. Essa deve ser a ‘top priority’. Conheça-os e dê-se a conhecer. Desenvolva uma relação pessoal com cada um deles. Para isso deve preparar com todo o cuidado as reuniões com o conselho de administração. Um dos CEO entrevistados revela que o que mais o surpreendeu “foi o facto de agora ter vários patrões que são os membros do conselho de administração. Tive que desenvolver actividades com cada um destes indivíduos para compreender as suas prioridades e recomendações. Olhando para trás acho que devia ter dedicado mais tempo a fazê-lo”.

6.Líderes através de equipas. “Uma das maiores lições é que o número de pessoas que pode influenciar directamente numa grande empresa é demasiado pequeno para fazer a diferença”, diz o CEO de uma empresa de ‘private equity’ numa entrevista publicada no estudo da H&S. A melhor estratégia é criar uma equipa de gestores que espalhem o seu estilo de liderança. Para Carla Hendra, ‘Global Chairman’ da Ogilvy Red, o segredo é “rodear-se de uma equipa que colabora e cujos elementos se complementem”.

7.Assuma que é o rosto da empresa para o mundo. Uma parte crítica da sua tarefa é comunicar com o exterior: investidores, accionistas, clientes e órgãos de comunicação social. Compreenda que agora tem duas tarefas: gerir a empresa e também a comunicação com o exterior. É importante que aprenda rapidamente “o que pode ou não dizer, quando e a quem”, sublinha o estudo. E nunca se esqueça que quando acaba de dizer uma frase ela “torna-se pública e fora do seu controlo, o que pode ter fortes consequências no valor de mercado da sua empresa”, sublinha um CEO de uma indústria química entrevistado para o estudo.

8.A cultura da empresa é essencial. Este é um dos maiores desafios, mas também a maior oportunidade para quem acaba de chegar à liderança de uma empresa: “gerir e se preciso mudar a cultura da companhia e a sua dinâmica social”, sublinha o estudo. “Fiquei surpreso com a importância do papel do CEO como líder de uma mudança cultural”, afirma um dos gestores de topo entrevistados pela Heidrick & Struggles. Pedro Rocha Matos, ‘partner’ da H&S, sublinha que “a cultura da empresa é o ADN da companhia” e por isso é preciso ” perceber se ela está alinhada com o que terá que fazer de transformação na organização”. Para obter essa informação ” terá de usar canais informais para sentir o pulsar da organização porque ninguém gosta de dar más noticias a um CEO”, sublinha.

9.Encontre confidentes e ‘coaches’ fora da empresa. Já se sabe que esta é uma tarefa solitária. Por isso é importante que encontre um grupo de confidentes, ‘coaches’ e conselheiros de confiança fora da empresa. “Os amigos da empresa já não funcionam. Os seus amigos têm que ser fora da empresa”, afirma um dos CEO entrevistados. Porque “no fim do dia é verdadeiramente solitário estar no topo”.

10.Não se distraia com bajulações. “No momento em que se sabe que vai ser CEO, as suas piadas de repente começam a ter mais graça, a sua mulher passa a ser a mais bonita e os seus filhos espectaculares”, diz um dos líderes entrevistados. Prepare-se e não se deixe enfeitiçar por esta súbita bajulação. “Seja persistente, veja para lá dos sorrisos e descubra o que realmente se passa na sua organização”, recomenda-se no estudo. “O meu maior desafio era chegar à verdade”, confessa um dos CEO entrevistados.

Fonte: Económico

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