Com uma fortuna avaliada em 79,2 mil milhões de dólares, Bill Gates é o homem mais rico do mundo, segundo a Forbes, seguido pelo mexicano Carlos Slim. A liderar o ranking dos bilionários mais jovens está Evan Spiegel, o criador da aplicação Snapchat.

Pelo segundo ano consecutivo, o co-fundador da Microsoft, de 59 anos, lidera o ranking dos mais ricos da “Forbes”, com uma fortuna avaliada em 79,2 mil milhões de dólares (cerca de 70,7 mil milhões de euros).

O empresário, que esteve afastado do lugar cimeiro durante quatro anos – perdeu-o para Carlos Silm – voltou ao primeiro lugar do pódio no ano passado, e desde então a sua riqueza já aumentou em 3,2 mil milhões de dólares. Este é, aliás, um lugar a que Bill Gates já se habituou, visto que foi considerado o mais rico do planeta em 16 dos últimos 21 anos.

No segundo lugar da lista surge, mais uma vez, o empresário Carlos Slim, cuja fortuna cresceu 5,1 mil milhões de dólares desde o ano passado para um total de 77,1 mil milhões de dólares.

A completar o trio dos mais ricos está o célebre investidor Warren Buffett. O dono da Berkshire Hathaway recuperou a terceira posição da lista, com uma fortuna avaliada em 72,7 mil milhões de dólares. A subida do investidor de 84 anos custou a queda para o quarto lugar do espanhol Amancio Ortega, dono da cadeia Zara, com 64,5 mil milhões de dólares.

A grande novidade no top 20 é o jovem Mark Zuckerberg, que escalou cinco posições no ranking dos mais ricos para o lugar 16. Com uma fortuna de 33,4 mil milhões de dólares, o fundador do Facebook está pela primeira vez entre os 20 mais ricos do planeta.

Zuckerberg é um dos 46 bilionários com menos de 40 anos. O mais jovem bilionário do planeta é Evan Spiegel, o co-fundador da aplicação Snapchat. Com apenas 24 anos, a fortuna de Spiegel está avaliada em 1,5 mil milhões de dólares.

Christy Walton, accionista da Wal-Mart, é mais uma vez a mulher mais rica do mundo, seguida por Liliane Bettencourt, accionista da L’Oréal de 92 anos, com uma fortuna de 40,1 mil milhões de dólares.

A lista dos mais ricos da Forbes conta com o número recorde de 1.826 bilionários, com um património líquido agregado de 7,05 biliões de dólares. O ranking conta com 290 estreias, 71 das quais da China.

De toda a lista, Buffett foi o que viu a sua fortuna crescer de forma mais expressiva no último ano. A sua fortuna aumentou em 14,5 mil milhões de dólares, devido à subida das acções da Berkshire Hathaway. O maior perdedor do ano foi Aliko Dangote da Nigéria, cuja fortuna caiu de 25 mil milhões de dólares para 14,7 mil milhões, pressionada pela depreciação da moeda nigeriana e pela queda da procura por cimento, o seu maior trunfo.

Contudo, Aliko mantém o título de homem mais rico de África. O país que mais bilionários perdeu no último ano foi a Rússia (de 111 para 88).

138 pessoas que faziam parte da lista de 2014 saíram do ranking da Forbes, incluindo o estilista Michael Kors e o presidente ucraniano, Petro Poroshenko. Guatemala tem, pela primeira vez, um bilionário no ranking, e a Islândia voltou a ter um representante na lista dos mais ricos – Thor Björgolfsson – depois de cinco anos de ausência.

 

Fonte: Negócios

 

Comentários

comentários