As dívidas por pagar há mais de 90 dias voltaram a aumentar em abril, pelo segundo mês consecutivo, e já estão acima do valor do final do ano de 2012, apesar de a ‘troika’ proibir este aumento.
De acordo com os dados hoje publicados pela Direcção-Geral do Orçamento, relativos à execução orçamental até Abril deste ano, os pagamentos em atraso aumentaram 171 milhões de euros de Março para Abril deste ano, passando de 2.964 milhões de euros em Março para 3.135 milhões de euros em Abril.
Com este aumento, as dívidas em atraso há mais de 90 dias ultrapassam já em 78 milhões de euros o valor registado no final do 2012.
A ‘troika’ (Fundo Monetário Internacional, Banco Central Europeu e Comissão Europeia) exige como critério quantitativo do Programa de Assistência Económica e Financeira (PAEF) que as administrações públicas não possam acumular a cada trimestre mais dívidas por pagar há mais de 90 dias.
Apesar de esse critério ter sido cumprido no final do primeiro trimestre deste ano, estas terão agora de ser reduzidas ao nível do final do primeiro trimestre para não chumbarem na avaliação da ‘troika’
O ‘stock’ acumulado destas dívidas já havia subido em 65 milhões de euros de Fevereiro para Março.
Fonte: Sol