O The Egde Group, de Miguel Pais do Amaral e de José Luís Pinto Basto, aliou-se a Nicolas Berggruen, o dono da Media Capital e da TVI, e juntos vão investir na recuperação de empresas e ativos imobiliários que estejam em dificuldades ou a precisar de liquidez.

No total, a Edge Bergrruen irá aplicar mil milhões de euros, dos quais apenas 200 a 300 milhões serão investimento próprio. O restante serão as dívidas das empresas e dos ativos que assumem, seja na totalidade, em parte ou como sócios dessas entidades.

Na mira, adiantou ao DN/Dinheiro Vivo José Luís Pinto Basto, estão “ativos com potencial de gerar rendimento como escritórios, hotéis, centros comerciais, parques de estacionamento ou casas para arrendamento” que estejam situados na Grande Lisboa e Grande Porto.

Podem ainda investir em ativos em capitais de distrito, “mas nesse caso têm de estar na praça central”, acrescentou o administrador e um dos sócios do The Egde Group. “Só nos interessam hotéis urbanos porque os outros têm uma sazonalidade que não se compadece com o nível de rentabilidade estimado”, acrescentou.

Segundo Pinto Basto, a Egde Berggruen – que é detida em partes iguais pelo The Edge Group e por Nicolas Berggruen – espera uma rentabilidade anual de 15% sobre o investimento feito, porque assumimos que o ativo valorize 20% a 30% com a nossa intervenção e mais 20% a 30% por via do mercado”. Contas feitas, no final da recuperação – que durará uns cinco a dez anos – o ativo pode valer o dobro do que valia e é por isso que o objetivo é vendê-lo.

Esta não é a primeira vez que o The Edge Group recupera ativos. Em 2011, transformaram o shopping Sétima Avenida no Espaço Amoreiras, onde está a sede da empresa e o primeiro ginásio do grupo, o Fitness Hut. Contudo, este negócio ganha dimensão com a parceria com Berggruen.

“Ele está disponível para fazer uma injeção de capital que nós não temos capacidade. Nós temos o conhecimento do mercado e o know-how”, diz Pinto Basto, acrescentando que este negócio contribuirá para a empresa mas também para a economia nacional . “Contamos criar 300 empregos no imobiliário, na construção e na arquitetura “, rematou.

Grupo quer abrir mais 25 ginásios ‘low cost’
O The Edge Group quer abrir mais 25 Fitness Hut. Hoje, já tem cinco em Lisboa e Porto e é um dos negócios que mais tem crescido. O ginásio mais recente, abriu no ex-Odivelas Parque (Strada Outlet) com 5500 sócios. Já nos supermercados biológicos Brio recuaram nos planos e vão abrir uma nova loja por ano. Antes eram cinco.

Fonte: Dinheiro Vivo

Comentários

comentários