A CNMV, o órgão regulador da bolsa espanhola, suspeita que a empresa adulterou os números dos resultados obtidos nos últimos anos, escondendo o real estado da Pescanova.

O problema da Pescanova não está apenas na sua dívida escondida. A empresa, em concurso de credores, manteve uma contabilidade dupla, acumulando um passivo que era o triplo daquele que declarava. Além disso, e segundo suspeita a CNMV, a Pescanova também maquilhou os seus resultados. Assegurou durante vários anos que os seus resultados anuais apresentavam ganhos, quando na realidade a empresa tinha perdas, de acordo com o “El País”.

A Pescanova, em todos os relatórios semestrais e anuais assegurava que dava lucros, e os seus administradores confirmavam. Segundo as últimas contas, auditadas pela BDO, em 2011 a empresa ganhou 50 milhões de euros, mais 38% que no ano anterior. Em 2010, os lucros da empresa foram de 36,2 milhões de euros, e em 2009, a empresa alcançou os 32 milhões de euros. Em 2012, a Pescanova nunca chegou a apresentar contas porque a crise interna estalou, mas até Setembro a empresa tinha apresentado um resultado positivo de 24,9 milhões de euros, e preparava-se para mais uma vez superar o ano anterior.

A CNMV acredita que a empresa além de ter ocultado uma dívida de 3.400 milhões de euros, retocou as suas contas durante anos, e que na realidade tinha perdas. Acredita-se que o labirinto de filiais da empresa foi a chave para a Pescanova ter conseguido ao longo dos anos enganar as autoridades, e ter conseguido sempre apresentar balanços positivos.

Caso se confirme que os lucros dos últimos anos foram falsos, o problema torna-se agora mais evidente do que nunca: a empresa está na falência. Até agora havia a esperança de encontrar também alguns activos, evitando que a discrepância fosse tão grande, o que não impede a Pescanova de entrar em falência.

Fonte: Negócios

Comentários

comentários