Biosurfit, Novadelta e Oliveira & Irmão foram as empresas portuguesas que mais pedidos de patentes depositaram no ano passado junto do Instituto Europeu de Patentes (IEP).

O número de patentes pedidas pelas empresas portuguesas às instâncias europeias subiu 7,6% em 2014, tendo assim excedido a média percentual de 1,2% registada nos 38 Estados europeus que compõem o IEP.

Em números, as empresas portuguesas depositaram no ano passado 183 pedidos de patentes no IEP face a 170 em 2013. Este foi o terceiro ano consecutivo em que se registou o crescimento de pedidos vindos de Portugal, depois de decréscimos registados em 2010 e em 2011.

Ainda assim, olhando para os pedidos de patentes europeias por milhão de habitantes (aceites), Portugal, que registou 10,2 aplicações por milhão de habitantes, ficou classificado em 32º lugar numa lista de 50 países que encerra com a Sérvia, bem abaixo, por isso, da média da UE-28 de 131 aplicações por milhão de habitantes. A Suíça, por exemplo, que está em primeiro lugar neste ‘ranking’, tem um rácio de 847,6 por milhão de habitantes.

No top 25 dos membros do IEP que mais patentes depositara, Portugal surge em 23º lugar, acima apenas de Malta e da Eslováquia.

Sobre as empresas portuguesas com maior número de pedido de patentes europeias ao IEP, a Biosurfit, a Novadelta e a Oliveira & Irmão foram as mais activas, com quatro pedidos cada. A Prefer e, ainda, duas universidades, a de Aveiro e a do Porto, contabilizaram três pedidos cada.

A líder internacional e incontestada nos pedidos de patentes europeus é a Samsung, com 2.541 pedidos no ano passado. A Philips segue-lhe os passos, com 2.317 pedidos, sendo a empresa europeia que mais patentes pediu. No top 10 surgem, no total, cinco empresas europeias: além da holandesa Philips, as alemãs Siemens, BASF, a Robert Bosch e a sueca Ericsson. A chinesa Huawei ocupa o quinto lugar, no ano em que os pedidos vindos de empresas chinesas aumentaram 18,2%.

Alemanha, França e Holanda são os países membros do IEP que mais patentes pediram. Mas fora do IEP, Estados Unidos da América, o Japão, a China e a Coreia lideram nos países de origem dos pedidos.

As maiores subidas face ao ano passado foram a China (18,2%) e a Holanda (9,1%).

Nos 38 estados membros, onde se inclui a Turquia, a repartição por categoria de requerentes mostra que 30% dos pedidos em 2014 vieram de pequenas e médias empresas (PME).

Consulte aqui outros números sobre patentes portuguesas e todas as novidades sobre Propriedade Intelectual

 

Fonte: Económico

Comentários

comentários