Portugal subiu uma posição em 2014 e está agora meio da tabela dos 100 países mais valiosos do mundo. Marca vale 92 mil milhões de euros.

Portugal foi 50º país mais valioso do mundo no ano 2014, subindo uma posição em relação ao ano anterior, segundo um estudo elaborado anualmente pela Brand Finance, empresa de consultoria de avaliação e valorização de marcas e estratégia.

No ranking geral, a marca Portugal foi avaliada em cerca de 92 mil milhões de euros uma subida de 25% do seu valor de marca em relação ao ano anterior. Em 2013 Portugal valia cerca de 74 mil milhões de euros. O estudo dá conta que Portugal manteve o mesmo rating “A+”, sendo por isso considerada uma marca forte.

“Esta melhor performance é explicada, essencialmente, pelo melhor outlook da economia portuguesa e pelo turismo, que voltou a registar um bom desempenho, vindo paulatinamente a conseguir comandar um price premium superior, em particular na hotelaria”, explica João Baluarte, partner ibérico da consultora Brand Finance, responsável pelo estudo ‘BrandFinance Nation Brands’, que avalia o valor das 100 marcas/países mais valiosos do mundo.

O relatório completo sobre as marcas/países líderes a nível global apresenta uma análise do impacto que reputação e imagem de um país têm sobre os consumidores e investidores estrangeiros.

Atrás de Portugal ficaram países como a Hungria, Ucrânia, Luxemburgo, Grécia e Jordânia. O estudo frisa que o efeito que o valor da marca de um País tem no desenvolvimento de toda a sua economia demonstra que é um dos mais importantes activos de uma nação. Explica aqui que num mercado cada vez mais global, os países competem entre si por turistas, melhores alunos, melhores profissionais e mais investimento e, por isso é fundamental medir e comparar o valor da Marca para melhor definir as estratégias futuras de promoção que diferenciem e acrescentem valor ao desenvolvimento de cada nação.

De acordo com o estudo, os Estados Unidos continuam a ser a nação mais valiosa, com um crescimento de 7%, seguidos pela China, Alemanha, Reino Unido, Japão e Canadá. No entanto, a performance da marca Estados Unidos é bastante superior à dos restantes países, sendo que o seu valor é superior à soma dos cinco melhores países seguintes.

Ucrânia foi o país que mais caiu

O Qatar e Bangladesh foram as marcas que registaram o maior aumento em 2014, com crescimentos superiores a 39%. Já a Ucrânia foi a nação que mais caiu, passando do 45º para o 53º lugar da tabela. Este decréscimo é justificado pelo conflito que assolou aquele país e que o tornou pouco atractivo ao investimento estrangeiro. Com a anexação do território da Crimeia pela Rússia, a Ucrânia perdeu também o seu maior trunfo na indústria do turismo.

Por sua vez, a Alemanha foi considerada a marca de país mais forte do mundo no ‘Índice de Força da Marca’, com uma pontuação de 75.84, seguido por Singapura e Suíça, que liderava a tabela no ano passado. O ‘Índice de Força da Marca’ é determinado tendo em conta quatro segmentos impactados pela marca país (Brand Finance Nation Impact Framework): Investimento Directo Estrangeiro, Turismo, Talento e Bens e Serviços.

 

Fonte: Económico

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