O saldo da balança comercial de bens e serviços foi positivo no primeiro trimestre de 2013. Esta é a segunda vez desde 1995 que Portugal regista um excedente comercial.

O saldo da balança comercial foi positivo no primeiro trimestre de 2013, fixando-se em 1,4% do PIB, indicam os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), devido a uma queda de 6% das importações e a uma subida de 0,1% das exportações.

As exportações totalizaram, em termos absolutos, 16,1 mil milhões de euros e a importações 15,5 mil milhões de euros, o que ditou um saldo positivo da balança comercial. À excepção do segundo trimestre de 2012, este saldo não era positivo desde, pelo menos, 1995, data no início da actual série do INE.

O saldo positivo da balança comercial explica, em larga medida, que a capacidade líquida de financiamento da economia portuguesa tenha atingido 0,7% do PIB nos três primeiros meses de 2013.

Este indicador é positivo há quatro trimestres consecutivos mas o INE destaca que entre o quarto trimestre de 2012 e o primeiro trimestre de 2013 registou-se uma diminuição da capacidade de financiamento líquida de 3,9% do PIB para 0,7% do PIB, “em resultado do saldo mais negativo dos rendimentos primários e da diminuição do saldo das transferências de capital e do saldo das transferências correntes”.

Fonte: Negócios

Comentários

comentários