Tesouro português regressa aos mercados já na próxima semana, prevendo angariar até 1.750 milhões de euros.

Portugal vai emitir entre 4.500 milhões de euros e 5.250 milhões em Bilhetes do Tesouro no segundo trimestre deste ano, revelou hoje o IGCP-Agência de Gestão de Tesouraria e da Dívida Pública.

O primeiro destes leilões deverá acontecer já na próxima semana, no dia 17, com duas linhas de Bilhetes do Tesouro a três meses e a 12 meses, prevendo financiar-se entre 1.500 e 1.750 milhões de euros.

Esta será a primeira vez que o Tesouro português testa os mercados depois de o Tribunal Constitucional (TC) ter chumbado quatro normas do Orçamento do Estado, avaliadas em 1.300 milhões, o que vai implicar uma “forte contenção da despesa” nas áreas da Segurança Social, Educação, Saúde e empresas públicas, anunciou o primeiro-ministro este domingo.

As emissões seguintes estão previstas acontecer a 15 de Maio e 19 de Junho, com o montante indicativo a situar-se entre os 1.500 e 1.750 milhões de euros em ambas as operações, com emissões de curto-prazo.

No comunicado publicado no site, o organismo liderado por João Moreira Rato frisa que “o IGCP acompanhará activamente a evolução das condições de mercado, salvaguardando-se a possiblidade de efectuar alterações ao programa”.

O comunicado não faz qualquer referência a emissões de dívida longo-prazo.

Fonte: Económico

Comentários

comentários