Portugal vai passar a liderar as agências de energia europeias a partir de 2014 quando amanhã, sexta-feira, a reunião magna, que se realiza em Lisboa, aprovar a candidatura da Agência para a Energia (ADENE).

Filipe Vasconcelos, director geral da ADENE, afirmou à Lusa que a candidatura da agência portuguesa surge “numa fase muito importante porque serão as responsáveis da aplicação das directrizes europeias em matéria de eficiência energética, tendo como horizonte as metas da União Europeia para 2020”.

Para o responsável da instituição portuguesa, a liderança da European Energy Network (EnR) “permite colocar Portugal no centro de decisão” de assuntos tão importantes como as políticas de coesão e de sustentabilidade energética entre 2014 e 2020 da União Europeia.

Numa altura em que os mais altos representantes europeus do sector da energia se reúnem em Portugal para o encontro anual da EnR, Filipe Vasconcelos refere que Portugal “tem um grande desafio” que é, em contexto difícil para a economia portuguesa, “conseguir uma compensação da redução de salários da população pela poupança da factura energética”.

No evento de sexta-feira estarão presentes ainda o secretário de Estado da Energia, Artur Trindade, os representantes máximos das 24 agências que fazem parte da rede europeia para a Energia e ainda representantes da Agência Internacional de Energia e Agência Internacional de Energias Renováveis.

O encontro marca a passagem da presidência grega da EnR para a agência francesa, ADEME – Agence de l’Environnement et de la Maîtrise de l’Energie, sendo que a admissão da Agência de Energia da Rússia na EnR será outro dos temas em destaque.

A ADENE tem por missão promover e realizar actividades de interesse público no domínio da política energética e dos serviços públicos concessionados ou licenciados no sector da energia.

A EnR foi fundada em 1991 e tem como objectivo promover as energias sustentáveis, disseminar boas práticas e estreitar uma maior cooperação pela Europa.

Fonte: Sol

Comentários

comentários