O indicador de clima económico e a confiança dos consumidores recuperaram nos primeiros três meses do ano, afastando-se dos mínimos da série obtidos em dezembro. Segundo dados revelados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística, os agentes económicos estão menos pessimistas em relação à evolução da economia. 

O indicador de confiança dos consumidores alcançou em março os -55,3 pontos, recuperando dos -56,3 pontos observados em fevereiro. Já o indicador de clima económico, que mede a confiança dos empresas, também recuperou ligeiramente fixando-se nos -3,9 pontos.

O INE revela que a recuperação do indicador de confiança dos Consumidores observada em março deveu-se ao contributo positivo de todas as componentes, com exceção das expectativas de evolução da poupança, que permanece baixa. O gabinete de estatísticas destaca ainda a recuperação das perspetivas sobre a evolução da situação económica do país.
No lado das empresas, em março, observou-se um aumento dos indicadores de confiança em todos os setores, Indústria Transformadora, Construção e Obras Públicas, Comércio e Serviços.

Segundo os dados hoje revelados, o pessimismo dos portugueses já bateu mínimos e agora começa a recuperar ligeiramente. Ainda assim, as perspectivas de evolução da economia continuam a não ser as melhores e, segundo o Banco de Portugal e Governo a recessão será de 2,3% este ano.

O desemprego também vai aumentar, o Executivo sugere uma taxa de 19% no decorrer do ano, o Banco de Portugal não avança números, mas antecipa uma destruição de 153 mil postos de trabalho só em 2013.

Fonte: Dinheiro Vivo

Comentários

comentários