O preço do barril de petróleo vai continuar a subir e em 2035 deverá estar a custar 130 dólares, revela um estudo da seguradora espanhola Crédito y Cáucion. Hoje, o preço do petróleo está nos 110 dólares o barril.

Para estas previsões contribuem vários fatores, incluindo a evolução recente dos preços que, por exemplo, em 2008 oscilaram dos 92 dólares de abril para os 133 de julho e para os 40 de dezembro.

Outro fator que pesa nesta previsão de subida de preços está relacionado com o aumento da procura mundial por petróleo, que atingiu os 88 milhões de barris por dia em 2011, impulsionada pelo crescimento da região Ásia-Pacífico.

As previsões da Crédito y Cáucion para 2035 “situam a procura perto dos 100 milhões de barris por dia, impulsionado pelo crescimento da China, Índia e Médio Oriente”, sendo “a evolução mais moderada a partir de 2020, com a introdução de tecnologias mais eficientes em mercados externos à OCDE”, pode ler-se no estudo hoje divulgado.

A subida dos preços trouxe, contudo, o desenvolvimento de outras técnicas de produção e, consequentemente, o aumento das reservas mundiais, que cresceram aproximadamente 30% desde 2000.  “Olhando para 2035, a capacidade de produção vai crescer para 97 milhões de barris, impulsionada pelo Iraque, Estados Unidos, Canadá e Brasil”, repara o estudo.

“Neste momento, a produção global de petróleo bruto situa-se nos 87 milhões de barris por dia. Um terço é produzido no Médio Oriente, seguido, por ordem de importância, pela Europa Oriental e América do Norte”, pode ainda ler-se no documento.

Fonte: Dinheiro Vivo

Comentários

comentários