A simplificação da criação de empresas, levada a cabo pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA), foi uma das nove iniciativas distinguidas pela Comissão Europeia com um prémio de 100.000 euros.
A iniciativa portuguesa ‘simplificação da criação de empresas, com pouco ou nenhum tempo de espera’ foi uma das vencedoras do Prémio Europeu para a Inovação na Administração Pública, que distinguiu também projectos na Croácia, na Finlândia, na Holanda, Eslováquia, em Espanha (dois), na Suécia e no Reino Unido, anunciou hoje o executivo comunitário.
A cada vencedor foi atribuído um prémio monetário de 100.000 euros que, de acordo com a Comissão Europeia, servirá “para a expansão das iniciativas”.
Os prémios foram entregues pela comissária europeia para a Investigação, Inovação e Ciência, Máire Geoghegan-Quinn, na Conferência da Semana de Regiões Inovadoras da Europa IV, realizada em Cork, na Irlanda.
A comissária afirmou, citada numa comunicado, que o sector público, “que representa metade do Produto Interno Bruto
O concurso foi lançado em Setembro de 2012, esteve aberto às autoridades públicas estabelecidas em qualquer Estado-membro ou de um país associado ao programa quadro de investigação da UE, tendo sido apresentadas 203 candidaturas.
Os vencedores foram seleccionados por um júri independente, tendo em conta quatro critérios: impacto económico da iniciativa, relevância para os desafios que se colocam à sociedade, originalidade e facilidade de reprodução da ideia, e utilização do dinheiro do prémio.
Fonte: Sol