O economista Eugénio Rosa afirmou hoje que reindustrializar Portugal e levar a cabo uma recuperação da agricultura é cada vez mais difícil num quadro de liberalização como o da União Europeia.

De acordo com o também membro do gabinete de estudos da CGTP, que falava no debate “Produzir mais para dever menos” organizado pelo Partido Comunista Português (PCP) no Porto, o processo de desindustrialização nacional é algo que já está em curso desde antes do 25 de Abril de 1974.

“O problema da desindustrialização e da destruição da agricultura é anterior ao 25 de Abril. Portanto, começou e é preciso ter presente isso”, disse Eugénio Rosa, assinalando a quebra de 15 pontos percentuais em termos de relevância no Produto Interno Bruto (PIB) destes dois setores nos 20 anos que antecederam 1974, mas também uma nova descida do peso dos mesmos nos 20 anos que se seguiram à revolução.

Para o economista, que no ano passado defendeu a tese de doutoramento no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa, a causa para as dificuldades inerentes a uma recuperação da industrialização e da agricultura está relacionada com “a liberalização do comércio internacional em que não há regulação” e há interesses conflituais, no caso, dentro da União Europeia.

Como por exemplo, Eugénio Rosa coloca em lados opostos os interesses de países como a Alemanha (“interessada numa liberalização absoluta”) e os de Portugal, que exporta produtos de um diferente tipo.

Fonte: Jornal i

Comentários

comentários