Numa iniciativa de carácter global e em parceria com a fundação Specialisterne, a SAP contratará indivíduos com perturbação do espectro do autismo, para trabalharem em testes de software, programação e gestão de dados.

A SAP recrutará trabalhadores com perturbação do espectro do autismo para funções de programação, gestão de dados e teste de software, segundo a agência Bloomberg.

A fabricante de software colaborativo de gestão empresarial aliou-se à Specialiasterne, fundação que promove a inclusão de indivíduos autistas na indústria tecnológica. Nesta aliança, caberá à SAP encontrar postos de trabalho que se adeqúem a indivíduos autistas, por todo o mundo.

Numa primeira fase, a iniciativa ocorrerá na Alemanha, Canadá e Estados Unidos da América (EUA), onde se prevêem contratações ainda para 2013. No entanto, a medida deverá ser implementada em mais países, de acordo com a agência norte-americana.

Na Índia foi desenvolvido um programa piloto, com seis testadores de software autistas e na Irlanda a SAP está a contratar cinco indivíduos com perturbação do espectro do autismo.

Os indivíduos com perturbação do espectro do autismo possuem talentos únicos que poderão conceder à SAP uma potencial vantagem comparativa, sobre os concorrentes, explicou a empresa em comunicado, refere a Bloomberg. Ao mesmo tempo a companhia alemã poderá garantir emprego a um número significativo de indivíduos autistas.

Em Portugal, não se conhece, para já, o número de indivíduos com espectro do autismo, afirmou ao Negócios a presidente da Federação Portuguesa para as perturbações do desenvolvimento e autismo. Isabel Cottinelli Telmo refere, porém, um estudo sociológico realizado no distrito de Setúbal que indica que 15 em cada 10 mil indivíduos sofrerão de perturbações do espectro do autismo.

Fonte: Negócios

Comentários

comentários