As exportações do sector da saúde registaram um crescimento de 11% em 2014, com o mercado norte-americano a absorver a parte mais significativa.

O sector da saúde atingiu um recorde nas exportações em 2014. Registaram um crescimento de 11% face a 2013 para 1,16 mil milhões de euros, segundo dados da Health Cluster Portugal (HCP) divulgados hoje.
Os EUA tornaram-se o maior destino das exportações da saúde. “Os Estados Unidos da América lideram a lista dos principais destinos das exportações do sector da Saúde, com um aumento das vendas no último ano superior a 190%”, refere a HCP, em comunicado.

As exportações para a maior economia do mundo representaram 179 milhões de euros. Os outros maiores destinos são a Alemanha, Angola e Reino Unido.

Desde que a HCP começou a coligir estes dados, em 2008, as exportações do sector da saúde aumentaram 85%. “Comparativamente a 2008 – ano em que o HCP foi criado e a partir do qual estão disponíveis dados sistematizados – o aumento ascende a 85%”, segundo a entidade.

O objectivo da HCP é que até 2020 se efectue o lançamento “de cinco novos fármacos e de 50 dispositivos médicos e métodos de diagnóstico ‘made in Portugal'”. A estimativa é que o sector alcance “os 3 mil milhões de euros de volume de negócios, dos quais mais de dois terços representarão exportações”.

 

Fonte: Económico

Comentários

comentários