O porto de Sines foi o que registou maior crescimento no total de mercadorias movimentadas no conjunto dos portos europeus.

Segundo um comunicado da APS – Administração do Porto de Sines, baseado em dados fornecidos pela ESPO – European Sea Port Organization, a seguir a Sines, os portos europeus que registaram maiores subidas nas mercadorias movimentadas foram Algeciras (Espanha) e Riga (Letónia), ambos com crescimentos de cerca de 7% face a 2011.

Com um recorde histórico de 28,6 milhões de toneladas movimentadas em 2012, o porto de Sines entrou, pela primeira vez, para o ‘top 25′ dos portos europeus, classificando-se na 24ª posição, superando os portos de Dublin (Irlanda) e de Gdansk (Polónia) e ficando perto das marcas atingidas por dois portos espanhóis – a menos de 100 mil toneladas do porto de Huelva e a menos de um milhão de toneladas de Bilbau, um dos maiores portos do país vizinho.

Mesmo assim, o porto de Sines posicionou-se o ano passado como o sétimo maior porto ibérico em quantidade de mercadorias movimentadas, um ‘ranking’ regional liderado pelos portos de Algeciras, Valência e Barcelona.

No segmento de contentores, com um total de 553 mil TEUS (medida-padrão equivalente a contentores com 20 pés de comprimento) movimentados no ano passado, o porto de Sines também esteve em destaque a nível europeu, tendo sido o segundo porto que mais cresceu na Europa. Com, uma subida de 24% nos TEUS, o porto liderado por Lídia Sequeira só foi superado por Gdansk e conseguiu mesmo ultrapassar neste capítulo o porto de Algeciras, que registou um aumento de 13% nos contentores.

A APS sublinha que no ano passado as exportações subiram na ordem dos 27%, tendo como principais países destinatários os Estados Unidos, China, Brasil, Gibraltar, Reino Unido, França, Holanda, Bélgica, Espanha e Marrocos.

Fonte: Económico

Comentários

comentários