O Salão Internacional do Setor Alimentar e Bebidas (SISAB) arranca na segunda-feira com uma nova edição, trazendo mais de 1.600 compradores estrangeiros que vão encontrar em Lisboa uma feira que uma oferta reforçada em 50%.

Segundo o diretor da feira, Carlos Morais, esta será “a maior feira de sempre”, graças ao crescimento de 50% no espaço de exposição, número de empresas e marcas.

Entre segunda e quarta-feira, vão estar na FIL 550 empresas a mostrar cerca de 6.000 marcas e referências exclusivamente nacionais a mais de 1.600 compradores provenientes da China, Rússia, América do Norte e Canadá, Líbia, México, Brasil, Angola, Moçambique, países árabes, entre outros, “metade dos quais nunca estiveram em Portugal”.

Carlos Morais quer “quebrar o ciclo do desconhecimento” que penaliza a internacionalização dos produtos portugueses.

“A grande dificuldade é chegar a novos mercados porque a imagem de Portugal lá fora é bastante má, face à notoriedade dos franceses ou dos italianos. É preciso sensibilizar os agentes económicos porque a qualidade só é reconhecida quando vêm cá”, frisou, acrescentando que este é precisamente o trabalho que o SISAB tem feito.

“Fazemos o que muitas instituições nunca fizeram em 30 anos, identificando mercados e empresas que nunca trabalharam com marcas portuguesas”, sublinhou.

Carlos Morais adiantou que este é um evento de produtos portugueses direcionado exclusivamente para a internacionalização, pelo que não são permitidos compradores nacionais, nem marcas estrangeiras produzidas em Portugal.

“Recusámos mais de 500 mil euros de expositores não nacionais”, referiu, adiantando que o SISAB já se transformou num “ícone” devido às suas “características inéditas”, já que se trata da maior feira mundial de marcas e produtos de um único país.

Fonte: Dinheiro Vivo

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