Empresa de Paulo Azevedo divulgou vendas preliminares de 4,75 mil milhões de euros, um crescimento de 3%.

A Sonae, que ontem divulgou vendas de 4,75 mil milhões de euros em 2014, tem previsto para 2015 a abertura de perto de 90 novas lojas. Debaixo da insígnia Continente, sobretudo Continente Bom Dia, deverão abrir mais 20 unidades, o Meu Super deverá contar com mais 50 lojas, ficando as restantes 20 novas unidades repartidas pelas restantes marcas dos grupo (onde se insere a Note, a Wells e as insígnias de retalho especializado como a MO, Worten, Sport Zone e Zippy).

Fonte oficial da Sonae adiantou ao Diário Económico que o grupo percebeu que “na área do retalho alimentar ainda há zonas do país onde [pode] implementar lojas próprias, nomeadamente Continente Bom Dia”. A mesma fonte refere que “ao nível do Meu Super também estamos hoje capazes de afirmar que queremos ser líderes da franquia alimentar”. O Meu Super conta actualmente com 140 unidades. Quanto à expansão da área alimentar para Angola, a Sonae continua a dizer que não há novidades sobre o tema.

Para além destas aberturas, o grupo de Paulo de Azevedo tem ainda prevista expansão dos novos formatos de loja nas diferentes insígnias, tal como tem vindo a fazer. Na Worten, por exemplo, terá já investido perto de 50 milhões de euros. A Sonae não quis para já adiantar qual o valor de investimento previsto para 2015.

De referir que durante o ano de 2014, a Sonae abriu 108 lojas, 92 das quais na área do retalho alimentar através da Sonae MC e 16 na área do retalho especializado através da Sonae SR. No total a Sonae detém 1.235 lojas.

Vendas de 4,75 mil milhões 

A Sonae divulgou ontem as vendas preliminares de 2014, tendo atingindo os 4,75 mil milhões de euros, o que representa um crescimento de 2,7% quando comparado com o ano anterior.
Num ano marcado pela deflação alimentar, a Sonae MC detentora da insígnia Continente, registou um volume de negócios de 3,46 mil milhões de euros, um crescimento de 1,3% face ao ano anterior.

Já a área de retalho especializado, a Sonae SR, fechou o exercício com vendas de 1,29 mil milhões de euros aumentando 6,6% face ao ano anterior. Em Portugal, a Sonae SR aumentou a facturação em 6,1% para 930 milhões, a nível internacional as vendas cresceram 7,8% face ao ano anterior para os 359 milhões. Fora da Península Ibérica as vendas registaram um crescimento de 54%.

Ainda em 2014, a área de retalho especializado reforçou a expansão internacional com a entrada em cinco novos países através de acordos de franchising: Bulgária e Moçambique, com o formato MO, Chile, Geórgia e Arménia com o formato Zippy.

Fonte oficial da Sonae realça que a empresa está “muito animada com estes resultados”. “É a materialização de um ciclo estratégico, onde destacamos o crescimento em todas as áreas de actividade e também de quota de mercado, o que para nós tem muito significado. No Continente aumentamos a quota de mercado em 1,1 p.p. e na Worten em 1 p.p.”

 

Fonte: Económico

Comentários

comentários