Conjuntura económica e aumento da carga fiscal penalizam desempenho.

O volume de negócios da Sumol+Compal, em 2012, atingiu os 295,7 milhões de euros, o que traduz uma redução de 10,8%. No comunicado referente aos resultados do ano passado a empresa liderada por Duarte Pinto justifica este desempenho com o contexto económico agravado pelo aumento da taxa de IVA para alguns dos produtos e na restauração.

Apesar de ter mantido a quota de mercado de 25%, a empresa de bebidas registou uma quebra de vendas em Portugal de 14% para 203 milhões de euros. No conjunto das vendas no mercado português e exterior, as vendas da Sumol+Compal caíram 10,6%.

No exercício de 2012 os lucros foram penalizados pela redução de vendas e também pelos investimentos na internacionalização com a aposta feita numa fábrica em Moçambique, onde está a investir 8,5 milhões de euros. Assim, a empresa passou de um lucro de 4,2 milhões de euros para 900 mil euros.

Pela positiva, a Sumol+Compal destaca o reforço das vendas nos mercados internacionais para 80,5 milhões de euros.

De acordo com a Sumol+Compal está em curso a reorganização da empresa assente em quatro unidades de mercado: Portugal+Espanha, Angola, Moçambique e mercados em desenvolvimento. Além de ter sido criada uma direcção de marketing estratégico.

Para a unidade de mercado de Angola mantém-se o projecto de construção de fábrica, enquanto para Moçambique está prevista a produção local das marcas Compal e GUD que terão como destino o mercado moçambicano e os países limítrofes da SADC.

Fonte: Económico

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