O grupo especializado na produção de vinho do Porto colocou à venda as suas instalações no centro histórico de Gaia.

O grupo The Fladgate Partnership (TFP), que detém as marcas de vinho do Porto Taylor’s, Fonseca e Croft, vai investir mais 2,5 milhões de euros na área produtiva, após ter concluído um investimento de 27 milhões na mudança de instalações e centralização das linhas de engarrafamento. Segundo Adrian Bridge, presidente executivo do grupo, serão aplicados mais dois milhões de euros nas novas instalações em Gaia e 500 mil euros em novas adegas no Douro.

A mudança de instalações só ficará totalmente concluída no próximo ano, mas o grupo já colocou à venda o edifício que detém na zona história de Gaia, junto ao rio Douro. Segundo adiantou ao Económico Adrian Bridge, “uma oferta justa seriam 10 milhões de euros”, mas “tudo é negociável e estamos abertos a negociar”. O gestor adiantou ainda que o espaço pode albergar, por exemplo, um hotel.

O grupo fechou o exercício de 2012 com lucros de 4,7 milhões de euros, um decréscimo de 4% face a 2011, justificado pela redução de benefícios fiscais. O volume de negócios consolidado atingiu os 90,1 milhões, um crescimento de 12% alavancado no turismo – detém o hotel vínico de luxo The Yeatman -, nos serviços prestados a terceiros e na distribuição.

As vendas de vinho do Porto – a área ‘core’ do grupo – atingiram os 53,4 milhões, um aumento de 1%. A marca Taylor’s, que vale 55% do negócio, está presente em 64 países. Segundo Adrian Bridge, a marca entrou recentemente nos mercados da América do Sul (Colômbia, Peru, Bolívia, Equador e Venezuela) e no ano passado estreou-se no Azerbaijão e na Croácia.

Com a centralização das linhas de engarrafamento nas novas instalações em Gaia, o grupo ficou com uma capacidade de engarrafamento de 36 milhões de garrafas/ano. Em 2012, engarrafou mais de 25 milhões, a maioria das suas próprias marcas, mas também de empresas como a Real Companhia Velha, Osborne, Esporão e Ramos Pinto.

Fonte: Económico

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