As empresas tecnológicas portuguesas vão fazer uma investida no mercado mexicano com o apoio do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), um projeto lançado pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Mexicana.

Em comunicado, a Câmara de Comércio dos dois países revela que está “a identificar oportunidades de negócios no México e encontrar os interlocutores para as empresas portuguesas de base tecnológica”, acrescentando que o projeto está a recorrer a verbas do QREN para financiar viagens, ações de promoção e negociações, também com o apoio das autoridades mexicanas.

“O QREN serve, neste caso, para sustentar a logística de promoção, visitas e negociações com um mercado em crescimento acelerado, como é o mexicano, e com grande necessidade de tecnologia”, adianta Pedro Nuno Neto, coordenador do projeto na Câmara de Comércio, sublinhando que “a principal especificidade do México é ser uma economia emergente, a gerar grandes recursos, que está ainda muito dependente do exterior para manter o ritmo de crescimento”.

O responsável pelo projeto refere que a tecnologia portuguesa “é percebida pelos mexicanos como ‘europeia'”, pelo que esta investida no México “constitui uma grande oportunidade para as empresas portuguesas se afirmarem no mercado mexicano, como outras do norte da Europa ou dos Estados Unidos”.

Entre as empresas que irão ao México está a Domática, especializada em desenvolver soluções tecnológicas de controle e manipulação de aparelhos destinadas a várias áreas de aplicação, a TEKever, com soluções direcionadas para os setores de energia, segurança, logística, comunicações, defesa e aeroespacial e a Controlar, empresa dedicada ao desenvolvimento de hardware e software para componentes elétricos de automóveis.

O programa, que fecha no final de maio, conta, segundo o comunicado, com apoio técnico na organização administrativa e logística garantido pela Câmara de Comércio e pelos seus parceiros em Portugal e no México.

“Será sobretudo na identificação de oportunidades e no proporcionar de encontros com interlocutores mexicanos interessados em tecnologia europeia, que a rede institucional de apoio da Câmara de Comércio e Indústria será decisiva”, adianta o comunicado.

Fonte: Jornal i

Comentários

comentários