Depois do rumor de venda de ouro do Chipre para ajudar a pagar o resgate da Troika, o debate sobre se os países endividados devem ou não colocar o seu ouro no mercado para aliviarem parte do resgate está em cima da mesa.

De acordo com a Reuters, esta pode ser uma solução para os países endividados da zona euro. Entre, por exemplo, Portugal, Irlanda, Itália, Grécia e Espanha há mais de 3.230 toneladas de ouro que valem mais de 125 mil milhões de euros, a preços atuais.

Apesar da quota de leão pertencer à Itália – 2.451,8 toneladas –, a verdade é que Portugal e Espanha também possuem reservas consideráveis. Aliás, em Portugal o ouro representa 90% das reservas estrangeiras, valendo, no caso de Itália, 72.2%. Em contraste, na Índia valem 10% do total.

Contudo, diz a Reuters, isto estaria longe de ser a “bala mágica”que resolveria os problemas da dívida. Por exemplo, em Itália as reservas de ouro valem 95 mil milhões de euros, face a uma dívida de 1.685 biliões.Em Portugal, o panorama não é muito melhor. De acordo com a Rádio Renascença, as reservas de ouro do Banco de Portugal valiam, no início do mês, 16.7 mil milhões de euros. O total da nossa dívida pública vai nos 200 mil milhões de euros.

Contudo, uma venda massiva também poderia ter o efeito colateral de baixar os preços, sendo que os mercados estão preocupados que o Chipre não seja caso único, avisa um negociante de ouro.

“É uma potencial mudança de jogo para o mercado”, acrescentou. “Dado que Portugal rejeitou grande parte do seu plano de austeridade e como eles têm 90% das reservas estrangeiras em ouro, isso significa que talvez lhe seja pedido para vender parte?”, interroga-se.

Nada pode ser feito sem autorização

Há barreiras à venda de ouro por parte dos bancos centrais para conseguirem alcançar as metas financeiras. O artigo 7º do Protocolo do Sistema Europeu de Bancos Centrais, que garante a independência dos bancos centrais do poder político, faz com que se o banco central não quiser vender o ouro, o poder político não o pode contrariar.

Em 2009, o Banco Central Europeu foi contra a proposta do governo italiano de cobrar 6% em ganhos de capital, na folha de balanços do seu banco central, onde se incluiam aparentemente participações de ouro.

O analista sénior da GFMS refere que o objetivo do Tratado prende-se com “assegurar o objetivo primário da política monetária que é a estabilidade dos preços”. E relembra: “O Bundesbank teve uma série de disputas com o Bundestag relativamente a esta questão e o banco ganhou sempre”, diz.

Desde 2009- quando a França vendeu 17.4 toneladas de ouro – não houve grandes vendas na zona euro, verificando-se apenas pequenas alienações, sobretudo para cunhagem de moeda.

Fonte: Dinheiro Vivo

Comentários

comentários