A Vista Alegre Atlantis (VAA) e a marca de luxo francesa Christian Lacroix anunciaram hoje uma parceria que vai permitir ao grupo português de porcelanas “alavancar o processo de internacionalização”, disse à Lusa o director de marketing.

O resultado da parceria internacional pode ser vista na mais importante feira internacional de decoração, design e tendências para o lar – a Maison&Objet, em Paris, onde vão estar expostas quatro colecções de mesa e de peças decorativas.

Questionado pela Lusa sobre como surgiu esta parceria, Nuno Barra, director de marketing e design externo da VAA, explicou que a empresa andava à procura de um parceiro, que fosse uma marca internacional.

“Há um ano falámos e concluímos que eles também andavam à procura de um parceiro”, acabando por se concretizar na parceria que hoje foi apresentada.

O objectivo “é alavancar o processo de internacionalização que a empresa tem vindo a fazer nos últimos dois anos”, acrescentou Nuno Barra.

A associação com uma marca de alta costura “é a rampa para o mercado francês, asiático e norte-americano” e permite ganhar notoriedade no Reino Unido.

A parceria entre a Vista Alegre e a Lacroix tem a duração de cinco anos e durante este período, ou seja, até 2018, o grupo português espera que o peso da facturação do mercado francês represente entre 5% a 10% do total.

“A Lacroix também vai ajudar no Brasil, um mercado onde há procura de produtos de luxo e a Vista Alegre está presente, e em Espanha, reforçando o nosso posicionamento”, adiantou.

Actualmente, Espanha tem um peso de 12% na facturação do grupo. Os principais mercados de exportação da VAA são Espanha e Brasil.O grupo está presente na Índia desde o ano passado, através de um parceiro local em Bombaim, e considera que este é um mercado com potencial, mas que “tem de ser bastante trabalhado”. Também está presente na Colômbia, onde já estava há algum tempo, através de uma
parceria local.

“Estamos a analisar se abrimos lojas próprias ou se expandimos com o parceiro” no mercado colombiano, disse o director de marketing. Na Bielorrúsia, a VAA tem uma loja com um parceiro local, o mesmo acontecendo no México. “Apostamos nos mercados emergentes”, disse, numa altura em que o mercado europeu acusa os reflexos da crise.

No final do ano passado, a Vista Alegre entrou no mercado norte-americano, com um ‘showroom’ em Nova Iorque, e abriu uma loja em Moçambique, cuja campanha da abertura arranca nos próximos dias.

Este ano “vai ser de consolidação dos novos mercados”, como o dos EUA, França, Moçambique, Índia ou Reino Unido, explicou o responsável. Sobre a facturação do grupo em 2012, Nuno Barra escusou-se a adiantar números, mas disse que as vendas devem ter crescido a um ritmo inferior a dois dígitos.

Fontes: Económico

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