O grupo alemão Volkswagen quer atingir a primeira posição a nível mundial, actualmente nas mãos da Toyota. E esta sexta-feira foi anunciado um ambicioso plano: investir 85,6 mil milhões de euros nos próximos cinco anos, em fábricas desenvolvimento de veículos e tecnologia.

Em comunicado, a multinacional alemã afirma que vai investir mais de 17,1 mil milhões de euros por ano, um aumento de 300 milhões anuais (e 1,6 mil milhões no total) em relação ao orçamento dos últimos cinco anos. Os 85,6 mil milhões de euros a aplicar pelo grupo Volkswagen ficam 7,5 mil milhões de euros acima da verba emprestada pela troika emprestada a Portugal e equivalem a cerca de metade do PIB português.

Paralelamente, o grupo vai ainda aplicar outros 22 mil milhões de euros só na China, isolados do total pois envolvem joint-ventures específicas com empresas chinesas, que vão utilizar fundos próprios para desenvolver as fábricas e veículos desse mercado.

A Volkswagen quer ultrapassar a barreira dos 10 milhões de automóveis vendidos ainda este ano, mas o principal objectivo, que ajuda a explicar o reforço de investimento, é ultrapassar a Toyota como maior fabricante mundial. Só este ano e no próximo, estima-se que a gigante alemã vá lançar 100 novos modelos ou versões de modelos em todo o mundo.

Conhecida essencialmente pelas marcas Volkswagen, Porsche, Audi, Skoda e Seat, a multinacional controla várias outras marcas de automóveis, camiões ou motas, como Lamborghini, Bentley, Bugatti, Ducati, MAN e Scania. Em Portugal, o grupo detém a fábrica Autoeuropa, que fabrica três modelos Volkswagen e Seat. É a maior unidade do sector no nosso país e um dos maiores exportadores.

 

Fonte: Sol

Comentários

comentários