O indicador acentuou em Dezembro a tendência de queda que o marcou no decurso do último ano. No conjunto de 2012, o índice de volume de negócios no comércio a retalho caiu em todas as rubricas: emprego, remunerações e horas trabalhadas.
O índice de volume de negócios no comércio a retalho caiu 6,7% no total do ano de 2012, tendo diminuído 9,7% em Dezembro, face a igual período do ano anterior. Os dados foram divulgados, esta quarta-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Este indicador considera os índices de dois agrupamentos, produtos alimentares e produtos não alimentares. Ambos caíram em 2012, 4,2% e 9,3%, respectivamente.
O índice de emprego no sector caiu 6,1% em 2012. Considerando apenas o mês de Dezembro registou-se uma descida homóloga de 5,8%.
As remunerações do comércio a retalho decresceram 5,5%, no conjunto de 2012. No último mês do ano, o indicador desceu 7,4%, comparativamente com o mesmo período do ano anterior.
Quanto ao índice de horas trabalhadas, ajustado de efeitos de calendário, observou-se uma redução de 6,3% no total de 2012. Em Dezembro, volume de trabalho medido através deste indicador verificou uma queda homóloga de 6,9%.
Fonte: Negócios